Campanha · Estudo de caso

Estrutura de Campanha para Gerar Conversas e Vendas pelo WhatsApp

22 de setembro de 2026por Rafaela Martinsem CampanhasAgência: Ascen
AlimentaçãoDeliveryMeta Ads

Desempenho consolidado

Resumo executivo

Indicadores principais

FaturamentoR$ 8.813,65
ROAS6,5x
Investimento em mídiaR$ 1.356,84
Vendas26

Indicadores auxiliares

Investimento diárioR$ 42,40
Contatos264
Leads qualificados90
Conversão em vendas9,8%
Custo por contatoR$ 5,14
Custo por lead qualificadoR$ 15,08
Custo por vendaR$ 52,19
Ticket médio—

Introdução

Para o Rancho do Sertão, foi estruturada uma campanha no Meta Ads com foco em engajamento e início de conversas pelo WhatsApp.

A proposta era gerar contato direto entre potenciais clientes e a empresa, utilizando o WhatsApp como principal ponto de entrada para o atendimento comercial.

Mesmo sem ter sido configurada com objetivo direto de vendas ou compras, a campanha apresentou um resultado financeiro relevante, com conversões atribuídas pelo Meta e um retorno sobre o investimento acima do esperado para uma campanha desse tipo.

Metodologia

O principal indicador utilizado para otimização da campanha foi o volume de conversas iniciadas pelo WhatsApp, já que esse era o objetivo definido dentro do Meta Ads.

Além desse indicador, foram acompanhados dados de entrega, tráfego, contatos e compras atribuídas pela plataforma, permitindo analisar não apenas a capacidade da campanha de gerar conversas, mas também o impacto dessas interações no faturamento.

Estratégia

A campanha foi estruturada para reduzir a distância entre o anúncio e o atendimento.

Em vez de direcionar o usuário para uma jornada mais longa, o anúncio levava diretamente para o WhatsApp, criando uma oportunidade de contato

imediato com a empresa.

A estratégia utilizou o modelo Advantage, permitindo que o Meta tivesse maior liberdade para distribuir a campanha entre pessoas com maior tendência de interação dentro do público disponível.

O ponto mais relevante foi que a campanha conseguiu gerar resultado além do seu objetivo inicial. O Meta estava sendo orientado a buscar conversas, mas parte dessas interações também avançou até a compra.

Isso fez com que uma campanha originalmente voltada para engajamento e WhatsApp também apresentasse um retorno expressivo em vendas atribuídas.

Resultados

A campanha recebeu R$ 1.356,84 em investimento e alcançou 18.861 pessoas, gerando 62.176 impressões e uma frequência média de 3,30.

Foram registrados 828 cliques no link, com CTR de 1,33% e custo médio de R$ 1,64 por clique.

O principal resultado da campanha foi a geração de 264 conversas iniciadas pelo WhatsApp, com custo médio de apenas R$ 5,14 por conversa.

Além disso, a campanha registrou 221 contatos, com custo de R$ 6,14 por contato.

Resultados consolidados

  • R$ 1.356,84 investidos;
  • 18.861 pessoas alcançadas;
  • 62.176 impressões;
  • 828 cliques no link;
  • 264 conversas iniciadas no WhatsApp;
  • R$ 5,14 por conversa iniciada;
  • 221 contatos gerados;
  • 26 compras atribuídas;
  • R$ 52,19 de custo por compra;
  • R$ 8.813,65 em receita atribuída;
  • ROAS de 6,50x.

Além dos resultados comerciais, a campanha também gerou 369 visitas ao perfil e 49 novos seguidores atribuídos.

O principal destaque está no retorno financeiro.

Mesmo sendo uma campanha otimizada para engajamento e conversas no WhatsApp, foram registradas 26 compras e R$ 8.813,65 em receita atribuída pelo Meta.

Com um investimento de R$ 1.356,84, a campanha alcançou um ROAS de 6,50x. Isso significa que, para cada R$ 1 investido, aproximadamente R$ 6,50 foram atribuídos em receita.

Conclusão

A campanha do Rancho do Sertão demonstra que o WhatsApp pode funcionar como uma etapa importante da jornada de conversão.

O objetivo inicial era gerar conversas, e a campanha cumpriu essa função com 264 contatos iniciados a um custo de R$ 5,14.

O diferencial está no que aconteceu depois dessas interações.

Mesmo sem otimizar diretamente para compras, a campanha registrou 26 vendas atribuídas, mais de R$ 8,8 mil em receita e ROAS de 6,50x.

O resultado indica que a combinação entre mídia, contato pelo WhatsApp e continuidade do atendimento conseguiu transformar parte do engajamento gerado em resultado financeiro.

Referências

Meta Ads Manager. Dados da campanha RM – Topo_Engajamento_Whatsapp_Advantage.

Os dados de compras, receita e ROAS apresentados correspondem às conversões atribuídas pelo Meta à campanha analisada.

Nota metodológica: neste estudo, o ROAS foi calculado dividindo o faturamento pelo investimento em mídia.

Conheça o autor do artigo

Rafaela Martins

Gestora de Tráfego | Meta Ads & Google Ads | Performance e Geração de Leads | Estratégias Digitais

Veja mais no perfil do autor

Veja as conquistas do autor.

Canais documentados

Discussão

Comentários

Compartilhe sua leitura, dúvida ou experiência relacionada a este conteúdo.

Quer participar da conversa?

Solicite um convite para o Métrica Lab e compartilhe sua visão com a comunidade.

Solicite um convite para o Métrica Lab

Continue lendo

Estudos relacionados

01
28 de setembro de 2026 · Marcel Novaes · 3 visualizações

Como criar a conta e fazer a primeira campanha no Meta Ads

Os 12 passos, com prints reais do Gerenciador de Anúncios, para criar a conta de anúncios e publicar a primeira campanha de leads com pixel, público e UTM.

Meta AdsTutoriais
02
28 de setembro de 2026 · Marcel Novaes · 3 visualizações

Aprenda a melhorar as campanhas e o ROAS dos investimentos de sua clínica

Como melhorar as campanhas e o ROAS de uma clínica? Este estudo mostra o melhor mês de 2026 de uma clínica odontológica com foco em implantes: R$ 3.878,88 investidos no Meta Ads, 10 vendas fechadas e R$ 105.830,00 em faturamento atribuído, com ROAS de 27,28x. O resultado veio de quatro campanhas montadas como funil de captação e qualificação e de uma operação alinhada, com relatório comercial, CRM atualizado e cada…

Meta AdsCampanhasSaúde
Investimento
R$ 3.879
ROAS
27,3x
Faturamento
R$ 105.830
Vendas
10
Funil de conversão
37,2%31,3%
Contatos86Leads32Vendas10
03
23 de setembro de 2026 · Rafaela Martins · 10 visualizações

Estrutura de Campanhas no Meta Ads para o Congresso Estetik in Bahia

Estratégia de mídia paga desenvolvida para ampliar a venda de ingressos do Congresso Estetik in Bahia + Feira Cosmética, com segmentação geográfica, remarketing e otimizações na reta final. A operação registrou 100 compras atribuídas, R$ 20.090 em receita e ROAS de 3,55x.

Meta AdsCampanhasEventos
Investimento
R$ 6.082
ROAS
3,3x
Faturamento
R$ 20.090
Vendas
100
Funil de conversão
51,1%60,2%
Contatos325Leads166Vendas100

Editor de distribuição

Crie seu card

Uma cópia para compartilhar. A publicação original não muda.

1080 × 1350